Pesquisar este blog

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

FAZENDO MÓBILES

Matemática e Leitura

 CLACT CLACT CLACT
Construindo um móbile:Pergunte aos seus alunos se eles já viram um móbile. Caso alguma criança não conheça, mostre algum modelo de móbile para a classe. Conte para eles que os móbiles se movimentam com muita facilidade e que por isso, as pessoas os constroem para pendurar no teto. Quando há um sopro de vento bate, eles ficam dançando no ar.

Proponha enfeitar a sala com os móbiles produzidos, mas com uma condição - eles terão que ser elaborados por 2 ou 3 das figuras planas do livro: quadrado, círculo, retângulo, quadrado, trapézio, paralelogramo e pentágono, seguindo um padrão de repetição como acontece em uma seqüência. Caso seus alunos não saibam elaborar seqüências, crie alguma do tipo: um quadrado, um círculo, um retângulo, um quadrado, um círculo, um retângulo, um quadrado e proponha que eles continuem a fila na mesma ordem.

Depois que alguns já tenham participado, crie outras e convide a turma a adivinhar o segredo. Seria interessante que os alunos tivessem a oportunidade de verbalizar como descobriram o segredo, dando pistas para os outros colegas.

Em um outro momento, após discutir com seus alunos sobre o que é um móbile, entregue para eles as figuras recortadas e proponha que em dupla criem a seqüência, conforme sugerido acima. Os papéis já organizados são colados em um pedaço de lã, formando uma fila. Esse pedaço de lã é amarrado no meio de um palito de churrasco que tem em suas extremidades um outro pedaço de lã que servirá para pendurar. Abaixo há um exemplo de móbile elaborado a partir de três figuras planas:

Proponha que todos observem os móbiles construídos pelos colegas e tentem descobrir o segredo de cada seqüência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário