Pesquisar este blog

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

HISTORIAS EM QUADRINHOS

e Revista
Histórias em quadrinhos
Muitas vezes as histórias em quadrinhos podem servir como material para explorar conceitos de matemática. Ao utilizar HQ em aula o professor pode não apenas promover uma integração entre matemática, língua materna e artes, mas também proporcionar ao aluno espaço para criar, para analisar, para desenvolver seu espírito crítico. Além do mais, as HQ podem se constituir em um recurso para propor problemas de modo diferente do convencional.
  Veja uma proposta para explorar matemática a partir de um quadrinho da Super-vó, do cartunista Adonlar, que saiu na Folhinha de São Paulo no dia 1/06/2002.

Quadrinho da Super-vó, do cartunista Adonlar, publicado na Folhinha de São Paulo no dia 1/06/2002.
Recomendação:a partir dos 7 anos
Conteúdos:números e operações
Objetivos:cálculo metal; noções das 4 operações; familiarização com a linguagem matemática; leitura e interpretação de textos
Recursos Necessários:uma cópia da HQ para cada aluno
Com a classe organizada em duplas distribua uma cópia da HQ e peça que leiam e discutam a questão da "esperteza" da personagem: como ela agiu, por que agiu assim, se era o mais correto, se fossem Teté o que fariam, se fossem a avó como agiriam, etc.
Em seguida peça que confiram os resultados das operações que foram ditos por Teté para ver se estavam certos. Você pode alterar alguns antes de fazer cópia, ou ainda apagar resultados que eles terão que completar.
A proposta seguinte é que em duplas criem uma história em quadrinhos usando outra operação, que pode ser subtração, divisão ou multiplicação para trocar com os amigos. Eles devem criar um personagem, e vocês podem mesmo organizar um pequeno gibi apenas com as histórias que eles criarem.
Se seus alunos não têm familiaridade com a leitura e a escrita de HQ, faça antes uma oficina com eles. Leve gibis, leia com eles, peça que eles leiam e discutam sobre características dos personagens, como os diálogos são representados, o significado dos tipos de letra , etc. Apenas então proponha que façam sua própria HQ.

Nenhum comentário:

Postar um comentário