Brincadeiras
Boliche | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Organizado por: | Maria Ignez Diniz | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Idade recomendada: | Recomendado para crianças a partir de 6 anos até a 2a série do Ensino Fundamental | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Conteúdo: | Números, noções das operações de adição e multiplicação. | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Competências e habilidades: | Reconhecimento de algarismos, leitura e escrita de números, contagem e comparação de quantidades. Resolução de situações problema. Avaliação de força e distância. | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Material: | 10 garrafas e uma bola para cada grupo de 4 a 8 alunos. As garrafas podem ser feitas a partir de vasilhames de refrigerantes e a bola pode ser de borracha ou feita com meias velhas. | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
O jogo: | Jogar boliche é para as crianças uma atividade muito motivadora. Além da organização necessária, desde a formação das equipes, das garrafas e para a marcação de pontos, a criança é estimulada em sua inteligência corporal na medida em que precisa controlar movimentos de pernas e braços, adequar a força do arremesso da bola e perceber distâncias entre ela e as garrafas e entre as garrafas. No entanto, o que pode ser enfatizado através deste jogo é a contagem e as noções das operações. Na primeira série, isso pode ser feito pedindo-se às crianças que encontrem uma forma de saber quantas garrafas derrubaram. Para isso elas deverão ter à mão palitos, tampinhas, cartões com números escritos em algarismos, papel branco e canetas, ..., e podem escolher como desejam fazer a marcação de seus pontos. Em sala de aula o professor estimula o registro, seja em grupos ou numa tabela coletiva. Este registro pode ser feito colando-se os palitos ou tampinhas ao lado do nome de cada criança e para as crianças que já reconhecem os algarismo, com a escrita convencional, obtendo-se algo semelhante a:
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A partir daí o professor pode propor oralmente uma série de problemas:
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À medida que as crianças se familiarizam com o jogo e a marcação de pontos, podemos propor que elas passem a jogar por equipe de 4 a 8 alunos. Escolher as equipes e nomes para elas é uma atividade muito motivadora e que permite que as crianças trabalhem com números maiores, uma vez que a pontuação da equipe é a soma das garrafas derrubadas por seus integrantes. O registro numérico passa a ser mais valorizado e se desenvolvem formas pessoais para adicionar quantidades que envolvem números maiores que 10. No final da primeira série ou na segunda série, este jogo pode contribuir para o desenvolvimento da noção de multiplicação e organização das tabuadas. A cada dia de jogo o professor estabelece o valor de cada garrafa derrubada, por exemplo, cada garrafa derrubada vale 4 pontos. Após o jogo e a contagem dos pontos individuais ou por equipe pode ser feita uma tabela semelhante a
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Em outras aulas as garrafas podem receber outra numeração e assim serem introduzidas as demais tabuadas enquanto a noção de multiplicação fica relacionada à adição de parcelas iguais. Que tal experimentar essa estratégia de trabalho lúdica e desafiante com seus alunos? | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Dicas para iniciar a brincadeira pela primeira vez: | Faça uma roda com os alunos e pergunte a eles:
É importante que os alunos tenham várias oportunidades para jogar de modo a vencer as dificuldades encontradas e para que possam refletir sobre as quantidades e registros feitos. | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Para saber mais: | Brincar: crescer e aprender Adriana Friedmann, editora Moderna, 1996 Brincadeiras infantis nas aulas de matemática Kátia Stocco Smole, Maria Ignez Diniz e Patrícia Cândido, editora Artmed, 2001 |
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