Pesquisar este blog

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

JOGOS E REVISTAS

e Revista
 Jornais e revistas em aulas de matemática
Atividades:
Jornais e revistas são fontes de materiais interessantes para as aulas de matemática, pois trazem assuntos que podem ser explorados em sala, aproveitando-se os fatos e acontecimentos que fazem parte do dia a dia dos alunos.
Os textos de jornais e revistas oferecem uma oportunidade para trabalharmos com os alunos conceitos de matemática, ao mesmo tempo em que podemos desenvolver habilidades de leitura, escrita, seleção de informações e resolução de problemas. De fato, os textos apresentados nos jornais e revistas, para além das possíveis explorações numéricas, propiciam explorações de gráficos e tabelas de diferentes tipos, de enigmas, charadas e quebra-cabeças enriquecendo a proposta de resolução de problemas, temas variados de medidas tais como áreas, cálculo de volume e capacidade entre muito outros que poderíamos mencionar.
Cuidados necessários: ao selecionar um artigo, um gráfico, uma tabela, uma propaganda, um passatempo ou outro texto qualquer de jornal e revista, é importante que você professor tenha claros quais são os objetivos de seu trabalho, ou seja, o que você deseja que seus alunos aprendam. Também sugerimos que você avalie previamente o texto escolhido verificando se ele tem uma linguagem acessível aos seus alunos, analisando qual é o tempo que você dispõe para a aula, como a classe deverá ser organizada para o trabalho, quais os recursos necessários, prevendo problematizações e registros que os alunos produzirão.
As sugestões que apresentaremos a seguir são apenas para ilustrar as possibilidades de exploração desse recurso didático em aulas de matemática, e não pretendem esgotar os temas, nem mesmo as atividades possíveis e tampouco têm pretensão de se referir a todas as séries do ensino fundamental. Deixamos a você professor a tarefa de adequar as sugestões para sua realidade e turma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário