Pesquisar este blog

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

MATEMATICA E LEITURA

Matemática e Leitura

Uma experiência de resolução de problemas com
característica investigativa
Literatura Infantil:CLACT... CLACT... CLACT...
Autor:Patrícia Cândido
Atividades:Todas as atividades que seguem devem ser realizadas garantindo-se um momento de exploração do livro como sugerido ao lado.
Conteúdos, objetivos e habilidades:Recomendamos o uso do livro em sala de aula com crianças de cinco e seis anos.
Com o uso do livro Clact... clact... clact... você pode trabalhar a identificação, comparação, descrição, classificação e desenho de formas geométricas planas., visualização e representação de figuras planas, compreensão das propriedades das figuras geométricas, perceber a regularidade em uma seqüência dada e criar seqüências. Esse trabalho permite o desenvolvimento de algumas habilidades tais como a visualização, percepção espacial, análise, desenho, escrita e construção.
Conhecendo o livro:
Livro: Clact ... Clact... Clact...
Liliana e Michele Iacocca, Editora Ática, 1988.
O livro conta a história de uma tesoura que encontra muitos papéis picados.
Descontente com a qualidade dos recortes e com a desordem dos papéis coloridos, a tesoura resolve arrumar os papéis e para isso utiliza recursos como classificação e montagem de formas geométricas.
Lendo a história
O trabalho com a leitura e com as explorações literárias da história deve ser o início de todo o processo a ser desenvolvido a partir do livro.
Ao analisar a capa, proponha aos seus alunos que façam a leitura intuitiva, levando-os a colocar suas expectativas em relação ao texto a ser lido, procurando discutir as palavras novas e os sons onomatopaicos fortemente presentes na história.
Escute e perceba as críticas e opiniões dos alunos sobre a história. Você também pode parar a leitura do livro em um determinado momento e discutir com a classe o que será que vai acontecer em seguida, como eles acham que a história continua, podendo mesmo registrar em forma de texto coletivo a continuação imaginada pelas crianças.
Depois, você pode sugerir aos alunos que comparem a versão dada pela classe com a originalmente proposta no livro.
Vale ressaltar que esse é um livro sem final definido, pois após organizar todos os papéis, a tesoura espirra e tudo fica como ela encontrou no início, você pode discutir esse fato com os alunos e propor a eles que elaborem um outro final para a história.

Nenhum comentário:

Postar um comentário