Matemática e Leitura
Uma experiência de resolução de problemas com característica investigativa | |
Literatura Infantil: | CLACT... CLACT... CLACT... |
Autor: | Patrícia Cândido |
Atividades: | Todas as atividades que seguem devem ser realizadas garantindo-se um momento de exploração do livro como sugerido ao lado. |
Conteúdos, objetivos e habilidades: | Recomendamos o uso do livro em sala de aula com crianças de cinco e seis anos. Com o uso do livro Clact... clact... clact... você pode trabalhar a identificação, comparação, descrição, classificação e desenho de formas geométricas planas., visualização e representação de figuras planas, compreensão das propriedades das figuras geométricas, perceber a regularidade em uma seqüência dada e criar seqüências. Esse trabalho permite o desenvolvimento de algumas habilidades tais como a visualização, percepção espacial, análise, desenho, escrita e construção. |
Conhecendo o livro: | Livro: Clact ... Clact... Clact... Liliana e Michele Iacocca, Editora Ática, 1988. O livro conta a história de uma tesoura que encontra muitos papéis picados. Descontente com a qualidade dos recortes e com a desordem dos papéis coloridos, a tesoura resolve arrumar os papéis e para isso utiliza recursos como classificação e montagem de formas geométricas. Lendo a história O trabalho com a leitura e com as explorações literárias da história deve ser o início de todo o processo a ser desenvolvido a partir do livro. Ao analisar a capa, proponha aos seus alunos que façam a leitura intuitiva, levando-os a colocar suas expectativas em relação ao texto a ser lido, procurando discutir as palavras novas e os sons onomatopaicos fortemente presentes na história. Escute e perceba as críticas e opiniões dos alunos sobre a história. Você também pode parar a leitura do livro em um determinado momento e discutir com a classe o que será que vai acontecer em seguida, como eles acham que a história continua, podendo mesmo registrar em forma de texto coletivo a continuação imaginada pelas crianças. Depois, você pode sugerir aos alunos que comparem a versão dada pela classe com a originalmente proposta no livro. Vale ressaltar que esse é um livro sem final definido, pois após organizar todos os papéis, a tesoura espirra e tudo fica como ela encontrou no início, você pode discutir esse fato com os alunos e propor a eles que elaborem um outro final para a história. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário