Resultados de memória são essenciais aos procedimentos de cálculo. Ensine à turma boas formas de decorar - e de fugir da decoreba
Memorização e cálculo
Resultados de memória são essenciais aos procedimentos de cálculo. Ensine à turma boas formas de decorar - e de fugir da Decoreba
USO SIGNIFICATIVO Com jogos de tabuleiro, a turma da Escola Balão Vermelho exercita contas que já conhece. Fotos: Leo Drummond
Mais sobre cálculo mental
Reportagens Planos de aula
- Repertório de resultados de cor
- Construção do repertório de cálculos memorizados
- Multiplicação mental
Memorização e cálculo
Resultados de memória são essenciais aos procedimentos de cálculo. Ensine à turma boas formas de decorar - e de fugir da decoreba
Um exemplo concreto com o uso da tabuada do sete
DE OLHO NAS REGRAS Perceber no caderno que os resultados seguem um padrão ajuda na hora de decorar
É possível usar essa estratégia na memorização da própria tabuada do 7. Sete vezes 0 e 7 x 1 são cálculos cujas regularidades a turma vai notar em todas as outras tabuadas - qualquer número multiplicado por 0 dá 0 e qualquer número multiplicado por 1 dá ele próprio. No cálculo de 7 x 2, pode-se tanto usar a adição (7 + 7) quanto a propriedade comutativa (2 x 7), caso o aluno já tenha decorado a tabuada do 2. Para 7 x 3, uma opção é somar 7 ao produto de 2 x 7 (14 + 7). No 7 x 4, usa-se o dobro de 7 x 2. Sete vezes 5 pode ser entendido como a metade de 7 x 10 - mas, como essa é uma multiplicação facilmente memorizada, pode servir de ponto de partida para outras, como o 6 x 7, somando 7 ao produto de 7 x 5 (35 + 7). Em 7 x 7, a conta pode ser feita usando soma reiterada (adicionar o 7 duas vezes com base no resultado de 5 x 7) ou somar uma vez ao 6 x 7, se o estudante já tiver memorizado esse resultado em atividades anteriores.
ESTE É O CAMINHO Cada um conta à turma quais procedimentos seguiu para conseguir memorizar o resultado
Outra alteração importante é a maneira de aplicar a memorização em sala. Sai a chamada oral e entram atividades em que a turma tenha a necessidade de saber os cálculos de cor. Na escola Balão Vermelho, em Belo Horizonte, a turma do 3º ano da professora Kátia Mendonça Santos Siuza trabalha com jogos. Para decorar resultados, cada aluno participa com uma peça no tabuleiro. Em um baralho, tiram cartas com os números e a operação que deve ser realizada. Acertando, pulam o número de casas que deu na operação.
Por fim, vale lembrar que, assim como na construção de procedimentos de cálculo mental, a socialização das estratégias que levam ao repertório memorizado também é fundamental. O que já está decorado deve ganhar espaço no caderno ou em cartazes que sirvam como registro. Se você caminhar por essa trilha, o necessário trabalho de decorar resultados tem tudo para acontecer sem os calafrios que costumava provocar no passado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário