Pesquisar este blog

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

MATEMÁTICA E LEITURA

Matemática e Leitura

 CLACT CLACT CLACT
Dança das figuras:


Proponha aos seus alunos uma brincadeira chamada dança das figuras. No chão, usando giz ou fita adesiva colorida, desenhe figuras geométricas grandes: paralelogramo, círculo, triângulo, quadrado, trapézio e pentágono. Diga às crianças que essa é uma brincadeira muito parecida com a dança das cadeiras, mas que nela são necessárias tantas crianças quanto for o número de figuras desenhadas no chão. Assim que a música começa a tocar todas as crianças que estão participando da brincadeira, começam a andar em volta das figuras. Quando a música parar, cada criança entra em uma figura, não sobrando criança.

Nesse momento faça uma pergunta para cada criança. Por exemplo: Qual o nome dessa figura? Quem erra sai da brincadeira. A música volta a tocar, mesmo tendo um número de crianças menor que o número de figuras. Quando pára, as crianças vão para uma figura em que não tenham entrado.

Você pode repetir o questionamento anterior ou se considerar possível, modificá-lo. Por exemplo: Quantos lados tem a figura? Quantos cantos (vértices)? O que tem mais, cantos (vértices) ou lados? A brincadeira termina quando sobrar apenas uma criança.
Proponha que todos o ajudem a elaborar uma lista com as características das formas utilizadas na brincadeira.

Uma outra opção é propor as crianças que produzam desenhos sobre a atividade. Abaixo há um registro de uma criança de 5 anos para essa brincadeira:

Nenhum comentário:

Postar um comentário