Sala de Aula
Descobrindo números ocultos | |
Organizado por: | Kátia Stocco Smole - Coordenadora do Mathema |
Objetivos: |
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Duração aproximada: | De 2 a 3 aulas |
Para começar: | Ao buscar regularidades (padrões) nas tabuadas os alunos precisam estudar cada uma delas cuidadosamente, o que favorece a memorização das mesmas. |
Na primeira aula: | Apresente a tabuada do 3 para a turma e lance o desafio: "Essa tabuada esconde um segredo. Vamos descobrir?". Para encontrar o segredo na tabuada do 3, os alunos precisarão estudar a tabuada, e investigar seus resultados. Alguns segredos estão nas multiplicações de 1x3, 2x3 e 3x3, onde os números 3, 6 e 9, produtos de 1x3, 2x3 e 3x3, se repetem na soma dos algarismos dos respectivos produtos. Veja: 4x3 = 12 (1+2 = 3) 5x3 = 15 (1+5 = 6) 6x3 = 18 (1+8 = 9) Registrem o segredo descoberto. |
Na segunda aula: | Apresente então a tabuada do 9, um segredo também está na soma dos algarismos do resultado, que sempre dá 9. 2 x 9 = 18 (1+8 = 9) 3 x 9 = 27 (2+7= 9). Outro segredo: observando os primeiros algarismos dos resultados de cima para baixo, percebe-se que vão de 0 a 9. Observando os últimos algarismo dos resultados, agora de baixo para cima, observa-se que correm de 0 a 9. Organize com os alunos um registro no caderno dos segredos encontrados |
Na terceira aula: | Peça a cada grupo de 4 alunos que escolha uma tabuada diferente para descobrir seus segredos. Eles devem registrar suas observações e desafiar a classe para descobri-los ficando encarregados de socializar as descobertas. |
Para saber mais: | Coleção Matemática Divertida - Multiplicação. Peter Patilla, ed Melhoramentos. |
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