Pesquisar este blog

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

QUARTO ANO JOGOS MATEMÁTICOS

Sala de Aula

Descobrindo números ocultos
Organizado por:Kátia Stocco Smole - Coordenadora do Mathema
Objetivos:
  • Desenvolver habilidades de calculo mental
  • Fazer busca de regularidades envolvendo multiplicações
  • Expressar regularidades observadas
Duração aproximada:De 2 a 3 aulas
Para começar:Ao buscar regularidades (padrões) nas tabuadas os alunos precisam estudar cada uma delas cuidadosamente, o que favorece a memorização das mesmas.
Na primeira aula:Apresente a tabuada do 3 para a turma e lance o desafio: "Essa tabuada esconde um segredo. Vamos descobrir?".
Para encontrar o segredo na tabuada do 3, os alunos precisarão estudar a tabuada, e investigar seus resultados. Alguns segredos estão nas multiplicações de 1x3, 2x3 e 3x3, onde os números 3, 6 e 9, produtos de 1x3, 2x3 e 3x3, se repetem na soma dos algarismos dos respectivos produtos.
Veja:
4x3 = 12 (1+2 = 3)
5x3 = 15 (1+5 = 6)
6x3 = 18 (1+8 = 9)
Registrem o segredo descoberto.
Na segunda aula:Apresente então a tabuada do 9, um segredo também está na soma dos algarismos do resultado, que sempre dá 9.
2 x 9 = 18 (1+8 = 9)
3 x 9 = 27 (2+7= 9).
Outro segredo: observando os primeiros algarismos dos resultados de cima para baixo, percebe-se que vão de 0 a 9. Observando os últimos algarismo dos resultados, agora de baixo para cima, observa-se que correm de 0 a 9.
Organize com os alunos um registro no caderno dos segredos encontrados
Na terceira aula:Peça a cada grupo de 4 alunos que escolha uma tabuada diferente para descobrir seus segredos. Eles devem registrar suas observações e desafiar a classe para descobri-los ficando encarregados de socializar as descobertas.
Para saber mais:Coleção Matemática Divertida - Multiplicação.
Peter Patilla,
ed Melhoramentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário